Receitas

LASANHA VEGGIE (LACTO)




Ingredientes16 folhas de massa para lasanha
5 xícaras de molho de tomate
400 g de mussarela ralada
500 g de cogumelos
500 g de abóbora
500 g de  beringela
200 g de espinafre
Óleo vegetal
Sal e pimenta
Salsinha

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Esquente também o molho de tomate. Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, refogue o espinafre até que fique murcho, depois adicione sal e pimenta. Retire do fogo. Reserve.

Na mesma frigideira, adicione mais um pouco de óleo e refogue a abóbora e a berinjela picadas bem pedacinhos bem pequenos. Adicione sal e pimenta. Deixe cozinhar até que fiquem macios, retire do fogo e reserve. Na mesma frigideira, com um pouco de óleo, refogue os cogumelos (que pode ser de qualquer tipo que você gostar) picados e com um pouco de sal e pimenta. Refogue-os até que fiquem macios, retire-os do fogo e reserve.

Pegue uma forma para a lasanha, coloque um pouco de óleo no fundo e depois cubra-o com massa para lasanha. Adicione 3/4 de xícara de molho de tomate quente e adicione a mistura de abóbora e berinjela, por cima coloque um pouco de mussarela. Repita o processo com o espinafre, e depois com os cogumelos.

No final adicione unicamente o molho de tomate e a mussarela. Coloque no forno por 30-35 minutos ou até que a massa esteja bem cozida e o queijo dourado.

Pavê de banana com coco, baunilha e rum


Você pode substituir os speculoos por biscoito do tipo “maizena” ou “maria”. Se estiver usando um favo de bauniilha corte-o ao meio no sentido do comprimento e, com a ponta da faca, raspe as sementes. Guarde o favo dentro de um pote de açúcar (o açúcar ficará deliciosamente perfumado) ou faça seu próprio extrato de baunilha, guardando os favos usados dentro de uma garrafinha com algum álcool forte, como whisky, e deixando macerar durantes várias semanas. Detesto sobremesas doces demais então uso o mínimo possível de xarope de bordo. Se você quiser um pavê mais doce aumente a quantidade de xarope/açúcar no creme. Gosto de fazer pavês individuais pois é mais bonito e mais fácil de controlar as porções.
2 bananas médias
8,10 biscoitos speculoos, quebrados em pedacinhos pequenos (essa quantidade pode variar depenendo do tamanho do biscoito usado)
1 ½ x de leite de soja
5cs de creme de coco (a parte cremosa do leite de coco)
2cc de amido de milho
2cs de xarope de bordo, ou açúcar demerara
1 favo de baunilha (as sementes), ou 1/2cs de extrato natural de baunilha
uma dose mais 1cc de rum envelhecido
1cs de azeite (ou margarina) pra fritar as bananas
Comece colocando uma lata de leite de coco na geladeira por pelo menos duas horas. O leite de coco vai se separar: a parte cremosa (gordura) vai ficar em cima e a parte mais líquida (água) embaixo. Abra, tomando o cuidado de não sacudir a lata, e retire 5 cs do creme que se encontra na superfície. Guarde o resto pra outra utilização. Em uma panela pequena, misture o creme de coco com o leite de soja, o xarope de bordo (ou açúcar) e as sementes de baunilha (se estiver usando extrato, acrescente depois). À parte dissolva o amido de milho em 2cs desse líquido e despeje tudo na panela. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar ligeiramente. O creme continua a engrossar enquanto esfria. Desligue o fogo e junte 1cc de rum e o extrato de baunilha, se não estiver usando as sementes. Cubra com papel filme pra impedir que uma película (nata) se forme,ou faça como eu: continue mexendo o creme até ele esfriar completamente. Aqueça o azeite (ou margarina) em uma frigideira, de preferencia de ferro. Descasque e corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Frite até ficar  dourado dos dois lados. Despeje uma dose de rum (eu não meço, mas deve ser umas 3cs) e imediatamente incline a frigideira sobre a chama, deixando o fogo “entrar” na frigideira, pra flambar as bananas. Monte os mini pavês: despeje metade do creme frio no fundo de 6 copinhos, cubra com uma camada de biscoitos quebrados, seguido das bananas flambadas em pedaços, mais uma camada de biscoitos quebrados e termine com o resto do creme. Cubra cada copinho com um pedaço de papel alumínio (ou papel filme) e transfira pra geladeira. Deixe gelar por pelo menos 2 horas antes de servir. Rende 6 mini pavês (uso copinhos de 100ml).

BOLO VEGANO


INGREDIENTES:
- 1 xícara de água morna
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 3/4 colheres (chá) de bicarbonato
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 xícara de óleo de girassol (experimentei com outros tipos de óleo e deu certo tb)
- 2 colheres (chá) de viangre branco
- 1 colher (chá) de essência de baunilha

MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno (180º). Dissolva o cacau na água e reserve. Misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato e sal. Faça um buraco no centro da mistura, coloque o óleo, o cacau dissolvido e baunilha. Mexa bem, adicione o vinagre, e misture tudo muito bem. Coloque em uma forma untada, polvilhe cacau em pó ou farinha e leve ao forno por cerca de 30/35 minutos, até que se enfie um palito e ele saia limpinho.

DICAS:
- Caso queria substituir o cacau por chocolate em pó, faça a seguinte alteração: 1 xícara de chocolate em pó e 1/2 xícara de açúcar.-
- Peneire os ingredientes sólidos antes de utilizá-los.
- A forma de buraco no centro ajuda.
 
ALMONDEGAS VEGANAS


Receitinha: É bem simples. O mais importante para preparar soja é reidratá-la direitinho. Eu faço assim: fervo água com um pouco de molho shoyu (tem gente que usa vinagre), coloco a soja na água fervente e deixo uns cinco minutos (é importante que a vasilha seja um pouco funda, porque vai subir bastante o nível da água com a soja, e pode fazer melequeira). Depois eu passo a soja pelo escorredor, passo um jato de água fria, e vou pegando a soja aos bocados nas mãos, passo pela água fria e espremo beeem, reservando em outro recipiente.

Depois é hora de temperá-la. Eu uso mais shoyu, coloco cebola cortadinha, alho, sal, pimenta do reino, curry (opcional, é que eu adoooro curry), e salsinha cortada. Use de temperos o que sua intuição recomendar, hehe... Eu costumo deixar ela temperando de um dia para o outro. Quanto tempo mais você deixar temperado, mais a soja toma gosto, e melhor fica. 

Com a soja temperada, vou preparar as almôndegas, que nesse caso, são veganas - não vai nada de origem animal. Então ao invés de usar ovos para dar liga, eu coloquei tomate cortadinho, sem pele e sem semente, mandioquinha cozida e a quantidade necessária de farinha de trigo. Eu usei mandioquinha, mas você pode fazer com batata mesmo. Por fim, quando perceber que deu liga é hora de enrolar as almôndegas, e levá-las ao forno. Eu unto bem uma forma e levo pra assar. Dá pra fazer frita também, eu não gosto de fritura. Quando assar, é só tirar do forno e servir!!! Prontinho...